Título: O Homem que amava os cachorros
Autor: Leonardo Padura
Publicação: 2015
País: Brasil
Publicação: 2015
País: Brasil
Editora: Boitempo Editorial
Fonte: https://www.leonardodavinci.com.br/livros/p21758/9788575594452/homem-que-amava-os-cachorros-o-(capa-mole).html
Sinopse: A história é narrada, no ano de 2004, pelo personagem Iván, um aspirante a escritor que atua como veterinário em Havana e, a partir de um encontro enigmático com um homem que passeava com seus cães, retoma os últimos anos da vida do revolucionário russo Leon Trotski, seu assassinato e a história de seu algoz, o catalão Ramón Mercader, voluntário das Brigadas Internacionais da Guerra Civil Espanhola e encarregado de executá-lo. Esse ser obscuro, que Iván passa a denominar o homem que amava os cachorros, confia a ele histórias sobre Mercader, um amigo bastante próximo, de quem conhece detalhes íntimos. Diante das descobertas, o narrador reconstrói a trajetória de Liev Davidovitch Bronstein, mais conhecido como Trotski, teórico russo e comandante do Exército Vermelho durante a Revolução de Outubro, exilado por Joseph Stalin após este assumir o controle do Partido Comunista e da URSS, e a de Ramón Mercader, o homem que empunhou a picareta que o matou, um personagem sem voz na história e que recebeu, como militante comunista, uma única tarefa - eliminar Trotski. São descritas sua adesão ao Partido Comunista espanhol, o treinamento em Moscou, a mudança de identidade e os artifícios para ser aceito na intimidade do líder soviético, numa série de revelações que preenchem uma história pouco conhecida e coberta, ao longo dos anos, por inúmeras mistificações. As duas trajetórias ganham sentido pleno quando Iván projeta sobre elas sua própria experiência na Cuba moderna, seu desenvolvimento intelectual e seu relacionamento com o homem que amava os cachorros.
O que estão falando por aí ...
😀
"Embora já fosse um escritor conhecido, com O homem que amava os cachorros, o cubano Leonardo Padura conseguiu entrar para o seleto grupo de grandes escritores contemporâneos. Baseado numa rica pesquisa histórica, Padura nos leva a conhecer a história de Leon Trotski através da história de seu assassino, Ramón Mercader. Como se não bastasse fazer isso com uma imaginação inigualável, ficcionaliza também a própria história do livro e, para isso, nos entrega um panorama da vida de Cuba.
É ler, se encantar e aprender."
Sugestão de leitura enviada pelo nosso convidado da semana, Máximo Lustosa, doutor em Literatura Comparada pela UFF, autor do livro de contos "céu baixo" (2014) e professor do Estado do Rio de Janeiro.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário: