Para o mês das crianças, "Livro Bacana"* Quando estava na frente da estante, procurando qual livro poderia indicar para este mês das crianças, não tive a menor dúvida de qual deles escolher: Os Colegas , de Lygia Bojunga. O primeiro livro dessa escritora gaúcha, ganhador de vários prêmios, dentre eles o prêmio Jabuti, é um dos meus livros favoritos da vida. Motivo? Eu só o conheci na fase adulta e ele tocou profundamente a criança que existe em mim. Essa obra-prima da literatura infantojuvenil brasileira tem como pano de fundo a nossa tradicional e popular festa de Carnaval e o mundo circense. Além disso, as personagens principais são animais, o que dá o tom de fábula para história. Assim, somos apresentados aos cachorrinhos Virinha, Latinha e Flor-de-lis; ao coelho Cara-de-pau e ao urso Voz de Cristal. Por intermédio da sua descrição física e psicológica, as personagens vão sendo construídas por Bojunga, dentro do universo ficcional. No decorrer da narrativa, o leitor pod
Espaço criativo, ambiente de troca e reflexões sobre livros, literatura e artes.
Também foi tradutor, sobretudo de autores muito relevantes para a poesia francesa :)
ResponderExcluirVocê tem toda razão, Marina Brito. Ao todo, ele traduziu cerca de 16 obras francesas para o alemão, dentre elas Paul Verlaine - "Anthologie der besten Uebertragungen"- e Romain rolland - " Die Zeit wird kommen"- são apenas dois exemplos. Além disso, dentro da vasta produção de Zweig , ele escreveu 32 títulos (ensaios, livros, biografias etc) que possuem a França ou a literatura francesa como assunto principal. Realmente podemos dizer que a França ocupou um lugar muito especial na vida dele. E a recíproca é verdadeira, pois ainda hoje, Zweig é um dos autores estrangeiros mais traduzidos na França e que se mantém um sucesso de vendas.
ExcluirMuito obrigado pela sua visita aqui no Blog. Essa troca é fundamental. Apareça sempre, faça comentários e compartilhe!
Danke!